segunda-feira, 25 de abril de 2011

Devir-animal


Do dia 28 de abril à 16 de maio estará acontecendo a exposição do arte-educador-ambiental e integrante do Grupo Amigo Bicho e Companhia - SVB Rio Grande, Cláudio Azevedo, intitulada "Devir-animal". 
 
Lançando novos olhares e contribuindo para um pensamento sob uma perspectiva do outro, Cláudio nos proporciona uma reflexão acerca da forma como nos relacionamos com outras espécies. Para além desta reflexão, através de um conceito de alteridade, o artista nos oferece uma visão diferenciada deste outro, deslocando lugares e perspectivas.

Prestigie!
Divulgue e visite a exposição, 
desloque seu olhar, mexa com as suas percepções!
Depois relate-nos sobre essa experiência contando o que você sentiu!!!!


Local da exposição:
Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL)
Rua Carlos Gomes, 583

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Manifestação dos grupos ligados à proteção animal em Rio Grande


Os sete grupos de proteção animal manifestaram-se através do Artigo abaixo, assinado e entregue à Câmara Municipal do Rio Grande, esclarecendo a questão sobre a construção de um novo canil.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=9943

À Câmara Municipal do Rio Grande

Manifestação dos grupos ligados à proteção animal em Rio Grande

Os presentes signatários deste documento gostariam de manifestar-se perante a comunidade a respeito da recente indicação 75/2011, aprovada em 30/03/2011, a qual determina à secretaria municipal competente a realização de estudos para construção de novas instalações do canil municipal.As entidades ligadas à proteção animal, ao contrário do afirmado pela vereadora Luciane, não querem que seja criado um novo canil, pois o que já existe nos dá o exemplo do que não deve ser feito: depósito de animais, reforçando a ideia na população em geral de que estes podem ser descartados como coisas para que outros resolvam o problema por eles, nesse caso, o poder público.Queremos que a Lei Estadual 13.193/2009 seja cumprida. Esta dispõe sobre o controle da reprodução de animais de rua, estabelecendo os procedimentos de identificação, esterilização e devolução à comunidade. Estabelece claramente a figura do "cão comunitário", que tem o direito de estar na rua até sua adoção, e paulatinamente, com a efetiva implantação dos programas de esterilização, os animais abandonados irão desaparecer das ruas. Queremos programas de educação da população para que esta não abandone, não maltrate e esterilize seus animais. Queremos que sejam feitas leis que proíbam o comércio de cães e gatos.Desde longa data, temos comparecido na casa do povo, onde sempre fomos recebidos e ouvidos, expondo essas mesmas questões. Estamos decepcionados, porque apesar de tudo isto, "até o presente, nada do que pedimos foi realizado. E só pedimos o cumprimento da lei e das diretrizes da Organização Mundial da Saúde.Portanto, nobres edis, quando forem legislar a esse respeito, por favor, lembrem: "não queremos depósitos de animais (canis)", queremos "programas de esterilização efetiva de animais domésticos (domiciliados ou não), campanhas de educação da população para a posse responsável e o respeito aos animais e legalização que desestimule o comércio de animais.Grupo de Abolição do Especismo; Amigo Vira Lata; Argipa, Projeto Solidariedade com os Animais; SOS Animal, Vira Latas e Corações; Amigo Bicho e Cia.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

NO NOSSO GRUPO NÃO ADOTAMOS ANIMAIS, SOMENTE INTERMEDIAMOS DOAÇÕES.

Atendendo ao Pedido de Geisa, nossa seguidora da cidade de Canoas RS, estamos divulgando as fotos da Naomi. Quem puder ou souber de qualquer pessoa que possa ficar com essa lindinha amada. Entrar em contato com Geisa através: E-mail: geisacaroline@gmail.com Cel: 51-91593990 51-82264193 Res.: 51-34760465 fone 51-82264193 Vamos ajudar a Naomi a encontrar um lar!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O "verdadeiro" anseio das ONG's da cidade: Projeto Solidariedade com os Animais


Postado por Milene às 10:56 Marcadores: Matérias 0 comentários
A ONG SOS ANIMAL legalmente instituída em 22 de agosto de 2002,com CNPJ nº05.506.314/0001-84, une-se ao Grupo Vira-Latas e Corações com total apoio ao presente protesto. O Projeto apresentado pela Vereadora Lú que tem o apoio das ONGs é simplesmente ALTERAR O ULTRAPASSADO E DESATUALIZADO CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO QUE AINDA PROÍBE ANIMAIS EM VIA PÚBLICA AJUSTANDO-O À LEI ESTADUAL Nº 13.193 DE 30 DE JUNHO DE 2009, QUE DEFINE DIRETRIZES A SEREM SEGUIDAS POR PROGRAMAS DE CONTROLE DE CÃES E GATOS EM SITUAÇÃO DE RUA E PROTEÇÃO DESSES ANIMAIS.Foi sugerido em reunião com a Vereadora Lú que o atual Canil Municipal fosse adequado em suas atuais instalações para que funcionasse como CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS DE RUA, pois o local atualmente serve como CONFINAMENTO DE CÃES, NA MAIORIA SAUDÁVEIS E SEM PERICULOSIDADE. Tanto são inofensivos que , mesmo contrariando a vontade dos técnicos e administradores do Canil, participaram da Cãominhada. Digo contrariando, pois os responsáveis pelo Canil foram pressionados e quase obrigados a liberarem alguns cães para a passeata. Não era da vontade deles que os cães confinados saíssem à rua e tivessem a chance de serem adotados. A Cãominhada estaria destinada ,então, somente aos donos com seus respectivos animaizinhos de estimação.A Vereadora Lú diz ser muito difícil que seja aprovado um PROJETO DE ESTERILIZAÇÃO DE ANIMAIS, pois geraria ônus ao Executivo,no entanto apresenta um Projeto que é aprovado pela maioria dos Vereadores que custará um ônus homérico ao Município:MUDANÇA DE LOCAL DO CANIL,NOVAS INSTALAÇÕES,NUM COMPLEXO QUE ENGLOBARÁ CANIL MUNICIPAL, ZOONOSES, SECRETARIA DO MEIO-AMBIENTE E SERVIÇOS URBANOS. Obra esta que além de levar anos até ser concluída (contando-se o tempo em que é proposto o projeto,toda a burocracia ,estudos técnicos,etc...até sua concretização), levará muita verba dos cofres públicos.Até lá milhares de cães nascerão aumentando o nº de animais nas ruas. Toda ONG ou Grupo de Proteção Animal é contra qualquer espécie de Canil, pois Canil, para nós que lutamos pelo bem-estar dos animais, significa CARROCINHA,CAPTURA,PRISÃO,CONFINAMENTO E FIM DUVIDOSO DOS ANIMAIS CAPTURADOS.

O "verdadeiro" anseio das ONG's da cidade: Projeto Solidariedade com os Animais

O Projeto Solidariedade com os Animais que visa a esterilização dos animais carentes da cidade reintera todas as manifestações de apoio as ONGs e as pessoas solidárias à causa posicionando-se contra a construção de um novo canil, Vemos que esta iniciativa que não resolverá o problema, que precisa sim, de outra soluções eficazes como a adoção de um método de castração em massa, que só o poder público tem condições de realizar. O que falta é boa vontade!
Jane Cristina Mendonça Leão 01-04-2011 - 10h52min

ONGs se manifestam contra construção de um novo canil


Entidades que atuam na proteção aos animais em Rio Grande organizam, para os próximos dias, um protesto contra a indicação que solicita ao Executivo a construção de novas instalações para o Canil Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores do Rio Grande na última quarta-feira, 30. Na manhã de hoje, 31, o Grupo Vira-Latas e Corações enviou, por e-mail, um protesto contra a indicação, feita pela vereadora Luciane Compiani (PMDB).


O manifesto, que teve a adesão do Grupo Amigo Vira-Lata e de outras entidades do Município discorre a respeito de três principais pontos. O primeiro deles diz respeito à informação enviada pelo gabinete da vereadora Lu Compiani que informa que novas instalações do Canil Municipal seriam uma “reivindicação antiga (...) das ONGs que trabalham com a causa dos animais de rua”. De acordo com Milene Baldez, responsável pelo grupo, não há conhecimento de alguma ONG ou de algum grupo de proteção animal que apoie os canis municipais.

Na segunda questão, o grupo afirma que “a construção de um novo canil vai contra as novas tendências da humanidade no que tange às relações com o meio ambiente e os animais”. De acordo com Milene, em Rio Grande, o índice de abandono de animais é elevado, e os canis municipais contribuem para a deseducação da população. Por fim, o grupo considera a construção de um novo canil um desperdício de dinheiro público, já que isto não deverá resolver o problema.


A médica veterinária e representante do grupo Amigo Bicho e Companhia, que integra a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Vanilda Moraes Pinto, afirma que o “I Seminário Regional sobre Controle Populacional de Cães e Gatos: Vivendo o Século XXI”, realizado no último sábado, 26, em Rio Grande, sintetizou o que vem sendo pleiteado junto ao governo municipal durante anos, de modo infrutífero. Os órgãos de proteção animal em geral pedem o controle reprodutivo através de uma política de esterilização de animais que vivem nas ruas e a educação da população.

“A indicação da vereadora denota que ela não entendeu a proposta, que é uma orientação a nível mundial e vai radicalmente contra os canis”, explica.

Vanilda afirmou ainda que a vereadora propõe a mudança do código de postura do Município. No entanto, ela garante que essa posição não é relevante e que os órgãos lutam para que o Município se enquadre à lei estadual 13.193/2009, que põe fim à sistemática do recolhimento/extermínio pelos Centros de Controle de Zoonoses dos municípios gaúchos e determina o estabelecimento de políticas de saúde pública relativas a zoonoses com base no controle reprodutivo de cães e gatos e na educação da comunidade para a guarda responsável desses animais.

“A vereadora falou que nós não devemos nos ater a episódios do passado, se referindo ao extermínio de cães que foi realizado em anos anteriores. Mas eu acredito que precisamos nos ater sim, porque é com os erros do passado que estruturamos a pauta para o nosso futuro. Ela, como vereadora e primeira-dama, se quisesse, poderia mudar essa situação”, disse.


•Novo canil
A indicação da vereadora Lu Compiani foi aprovada pela maioria dos vereadores, com o voto contrário apenas do vereador Júlio Martins (PCdoB).

A vereadora afirma que toda a cidade precisa ter um canil. Atualmente a mantenedora do canil municipal é a Secretaria Municipal da Saúde, devido à questão de zoonoses. Ela explica que o projeto prevê a construção de um local mais adequado para a realização de procedimentos como tratamento e esterilização dos animais de rua.

“O canil atual impossibilita esses procedimentos por ter pouco espaço”, afirma. Ela esclarece ainda que o objetivo é que, no novo canil, possam trabalhar SMS e Secretaria Municipal do Meio Ambiente juntas. “Buscamos também a alteração do código de postura do Município para que possamos nos adequar à lei estadual vigente que determina que os animais sejam castrados e devolvidos às ruas”, conclui. Luciane admitiu ainda que o novo canil continuará a abrigar cães, principalmente animais mais bravios, que colocam em risco a vida da população.


Por Melina Brum Cezar
melina@jornalagora.com.br

O "verdadeiro" anseio das ONG's da cidade:


Srs. Venho através desta mensagem declarar apoio ao repúdio manifestado pela Ong Vira Latas & Corações, ao projeto da vereadora Luciane Compiani que pede novas instalações para o canil municipal. Lamentavelmente, a referida vereadora demonstra com esta proposta o quanto está longe de entender as REAIS reivindicações das ONGs que militam na defesa dos animais. Canis públicos constituem-se, via de regra, depósitos de animais, além de deseducarem a população, pois paternalizam a irresponsabilidade das pessoas frente à questão do controle populacional dos animais. O canil municipal do município de Rio Grande não tem fugido à regra, uma vez que apresenta em suas instalações um grande número de animais, e segundo a própria vereadora Luciane - em depoimento na tribuna no dia 29 de março próximo passado - muitos foram levados ao passeio público para adoção em recente evento idealizado pela vereadora - depoimento que confirma de forma flagrante e afrontosa o quanto a nossa legislação estadual não está sendo cumprida, uma vez que na referida lei somente será permitida a permanência nos canis públicos e ainda assim com ressalvas, de animais comprovadamente perigosos à segurança pública ou que se apresentem em estado terminal de enfermidade. Vale aqui nesta declaração a pergunta: que cães são estes que foram levados ao passeio, uma vez que não eram de alta periculosidade nem padeciam de doença terminal?Fica aqui também um apelo ao Ministério Público de Rio Grande que tome providências sérias pra coibir este desrespeito flagrante à lei estadual 13.193. Estamos cansados de discursos vazios, de "cantos de sereia" que em nada acrescentam de concreto às nossas verdadeiras reivindicações, as quais clamam ao Poder Público que páre de se esquivar de suas responsabilidades e implante o mais rápido possível um programa EFETIVO e ÉTICO de controle populacional de cães e gatos no município.
Vanilda Pintos Coordenadora do Grupo Amigo Bicho & Companhia da SVB - Rio Grande

O "verdadeiro" anseio das ONG's da cidade: GAE RG - Grupo de Abolição do Especismo

Mais duas entidades apresentam sua posição referente a proposta, o Grupo de Abolição do Especismo - GAE RG e a Associação Riograndina de Proteção aos Animais.
Essas manifestações ratificam o equívoco do legislativo com relação ao projeto, sua falsa idéia a respeito das entidades da proteção animal e mais, às reais necessidades dos animais e a verdadeira responsabilidade legal do poder público nesse assunto.
Prezados:
Gostaríamos de parabenizar a Vira Latas e Corações pelo brilhantismo na escrita e pela iniciativa de se manifestar contra o requerimento da vereadora Luciane aprovado por todos os vereadores, com exceção do vereador Julio Martins, que parece ser o único até agora que entendeu o que as entidades de proteção animal tem proferido incansavelmente há anos: não queremos canis, queremos controle populacional dos animais domésticos e educação da população no referente à toda essa questão.
Concordamos com a manifestação da Vira Latas e Corações e assinamos embaixo.
Márcia Chaplin componente do Grupo de Abolição do Especismo
À pedido, a Sra. Lenir Amaral, da Associação Riograndina de Proteção aos Animais, também manifesta seu apoio.