quarta-feira, 12 de maio de 2010

Release do evento

Realizou-se nos dias 07 e 08 de maio, no auditório das Promotorias de Justiça de Pelotas, o 5º Encontro Temático "Saúde e Meio Ambiente: Inquietantes Reflexões sobre a Vida", promovido pelo Grupo Amigo Bicho & Companhia - Núcleo Rio Grande da SVB (Sociedade Vegetariana Braslieira). O encontro foi composto de 2 ciclos de palestras e atividade paralela com distribuição de material informativo da SVB durante a Feira Ecológica realizada aos sábados pela manhã na Avenida Dom Joaquim, zona norte da cidade.
Na sexta feira palestraram o historiador e ecologista Márcio Linck, de São Leopoldo, e, por meio de videoconferência, o médico nutrólogo Eric Slywitch, de São Paulo. Márcio fez um breve apanhado sobre a história da proteção aos animais dentro do movimento ecológico brasileiro, enfatizando a questão do impacto ambiental causado pela indústria da carne. O nutrólogo Eric Slywitch explanou sobre os mitos e verdades da alimentação sem carne, mostrando os benefícios de se manter uma dieta vegetariana equilibrada e esclarecendo dúvidas da platéia.
No sábado palestraram o filósofo gaúcho Carlos Naconecy, o promotor de justiça Laerte Fernando Levai, de São José dos Campos, SP, a socióloga Marly Winckler, presidente da SVB, e o crudívoro panamenho Aris La Tham, que está em viagem pelo Brasil divulgando a culinária crudivorista. Carlos Naconecy ateve-se à argumentação filosófica anti-especista, procurando mostrar que cada ser vivo possui um valor intrínseco e busca incessantemente por sua sobreviência e seu bem-estar, a despeito do que o ser humano convenciona como aceitável ou não acerca de suas vidas. Laerte Levai explanou sobre os direitos animais na legislação brasileira e a diferença entre os conceitos de direito e justiça, nem sempre harmonizados entre si. Marly Winckler abordou a história do vegetarianismo e os perigos do crescimento da atividade agropecuária para a saúde do planeta. O evento encerrou com a interessante palestra do Aris La Tham, que muito bem sustentou a tese de que a dieta crudívora proporciona a nutrição mais adequada ao organismo humano, naturalmente preparado para ingerir alimentos crus e de fácil digestão.

2 comentários:

  1. Oi amiga, q bom encontrá-la ppor aqui, adorei sua causa de algum modo tb estou engajado nela qdo protejo aos animais q cercam-me, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, só agora consegui descobrir o núcleo de vcs aqui em Rio Grande. Percebi q tem vários arte educadores na parada, tem mais uma agora. Eu dou aula lá fora no bairro Castelo e vejo todos os dias os cavalos esquálidos, no frio durante o inverno,com aparência de doentes, disparando em suas carroças enfim, um terror. Fico angustiada pois eles não podem reclamar e trabalham num excesso de horas e cargas abusivas mto maiores do q podem. Qdo denunciei na polícia ambiental sobre um cavalo desnutrido (inúmeros)q andava pelas redondezas da minha casa não consegui saber se averiguaram, porém o vi depois trabalhando na mesma. Precisamos nos unir para requerer destes vereadores alguma lei com limitação de carga horária, peso relativo e descanso semanal adequado para estes animais. Estou cansada de ve-los sofrer sem nenhuma chance de mudança. Como podemos agilizar isso? obrigada pelo espaço e parabéns pelo trabalho. Podem contar comigo. abraço.

    ResponderExcluir