segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ativistas protestam e pedem programa de castração de animais em Rio Grande


Ativistas na luta pelos direitos dos animais do Rio Grande realizaram, no último sábado, 30, uma manifestação para exigir da Prefeitura a implantação de um programa eficaz e ético para esterilização de cães e gatos no Município.

O evento reuniu integrantes de seis grupos que atuam na defesa e na proteção dos animais na cidade, além de simpatizantes da causa.

Os participantes, carregando faixas e cartazes, fizeram uma caminhada pelo centro da cidade para chamar a atenção da comunidade. Na ocasião eles pediram o cumprimento da lei estadual 13.193/2009, que proíbe o extermínio de cães e gatos e estabelece que sejam criados programas e medidas que visem à proteção desses animais por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais.

Os ativistas lutam ainda pela implantação do Cão Comunitário, projeto visando que após os procedimento de identificação e castração os animais sejam devolvidos ao meio onde vivem.

Durante a manifestação, os grupos fizeram um protesto contra as más condições do Canil Municipal, situado no Cassino, e a permanência indefinida de animais presos no local, que resultou em uma denúncia por parte dos grupos ao Ministério Público.

Segundo uma das ativistas e organizadora do manifesto, Milene Baldez, os ativistas contestam o relatório das atividades do Canil entregue ao MP que informa que, no segundo semestre do ano passado, 346 cães tiveram morte natural. “Isso representa duas mortes por dia. Nem na rua morre tanto”, cobrou.

“O que se viu no canil não se refere a problemas só de instalação, mas sim de falta de gestão. Aumentar o canil, como é proposta da vereadora Luciane Compiani, não vai resolver o problema do nascimento de animais. O controle populacional só de dará com uma política de esterilização”, complementa.

Ela destacou ainda que outras cidades menores que Rio Grande já cumprem a lei estadual e possuem um política de castração de animais de rua.

O manifesto ainda buscou conscientizar a comunidade sobre a posse responsável, que as pessoas se responsabilizem pelos animais e não os abandonem nas ruas. “Queremos que as pessoas entendam a problemática, conheçam as reais condições em que os animais vivem hoje e exerçam sua cidadania”, disse Milene.

Participaram do manifesto os grupos pela Abolição do Especismo, SOS Animal, Amigo Bicho e Cia, Solidariedade com Animais, Vira-latas e Corações e Amigo Vira-Lata. O manifesto teve início às 10h na Praça Dr. Pio. Em seguida os manifestantes fizeram uma caminhada pela rua General Bacelar (calçadão), Benjamin Constant, Silva Paes, General Neto e retornaram para a praça.

Feira de adoção

Além de participar da manifestação, o grupo Solidariedade com os Animais, formado por professoras da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, realizaram uma feirinha de adoção de cães e gatos, já com castração agendada, na Praça Dr. Pio. Segundo uma das professoras, Jane Cristina Mendonça, a feira deverá ocorrer mensalmente, sempre no último sábado.


Por Melina Brum Cezar
melina@jornalagora.com.br

5 comentários:

  1. Prezados, boa noite!
    Moro em Pelotas porém trabalho no porto de Rio Grande.
    Acontece que semana passada largaram um gato branco de olhos azuis de aproximadamente 1 ano do outro lado da BR nas imediações da parada que tem perto da Yara.
    Gostaria de saber se vocês tem como recolherem ele para adoção ou conseguir um modo dele vir a Pelotas para então eu encaminhar ele a adoção por aqui. Como eu vou e volto de ônibus não tenho como trazer ele.
    Na situação e no local em que ele está, ele não viverá muito tempo. Ele geralmente aparece em torno das 17h30min +/- que é quando tem gente na parada de ônibus.

    ResponderExcluir
  2. Prezados, boa noite! Infelizmente uma notícia ruim. Na quarta-feira pela manhã qdo fui levar ração para o felino, o encontrei atropelado já sem vida. =(

    ResponderExcluir
  3. Oi, tem 2 cachorros aqui na minha rua.
    Eles rasgam o lixo dos outros e apanham de pedaço de madeira, vocês podem fazer alguma coisa?
    O endereço é Mestre Jeronimo bairro parque, obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  4. Quero me inscrever para castrar minha duas cadelas. Como faço???

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabéns pela luta maravilhosa qie vocês fazem sempre. Tem uma gata que foi posta fora por um cidadão de coração ruim, ela está sempre sendo escurrassada do pátio dos vizinhos até água fervendo tentaram jogar nela, mas eu briguei e ameacei denuncia.Agora eu estou cuidando dela, no inicio pensei que ela estava prenhe mas ontem ela entrou no cio.Por isso queria saber como faço para me inscrever para fazer a castração dela e do meu gatinho que ja está na idade, ou de alguma forma anuncia a adoção dela. Obrigada!

    ResponderExcluir